012-12-2023
- Contratei um profissional sem muita experiencia, até funcionou, mas parou!
A primeira etapa para a correção e verificação de sistemas de irrigação automatizada são os principais itens do sistema como controladora, bomba, cisterna, aspersores, válvulas, sistema hidráulico e a alimentação, esses são os principais fatores que podem parar o funcionamento da irrigação, após o profissional identificar o problema ele irá conseguir fazer as alterações necessárias.
- Os custos foram acessíveis na implantação, mas parte não atendeu como deveria!
O planejamento em um sistema de irrigação de jardim automatizado é essencial, já que cada local possui sua especificidade, como plantas diferentes, tipo de irrigação necessária, necessidade de bombeamento ou não e a sua localização, tudo isso são fatores a serem estudados antes de uma instalação e que apenas profissionais qualificados sabem como fazer, quando não há esse planejamento, o sistema pode funcionar mas a manutenção e até uma alteração podem ser necessárias futuramente.
- É possível realizar a troca de itens como bicos e aspersores sem ter que investir na bomba?
Caso haja um erro de calculo na escolha de bomba, é possível fazer a troca de bicos com vazões maiores ou menores ou então a instalação de novos aspersores para cobrir toda a área de irrigação, uma vez que com vazão e pressão errada a efetividade da irrigação cai.
- Devo começar um novo projeto ou é possível reestruturar a automatização?
É possível fazer uma reestruturação do sistema de irrigação, deve haver um estudo prévio para a realização do novo projeto, entendendo que a base dele já está instalada e apenas a adição de novos setores, uma possível troca de controladora, a troca de bocais ou então do corpo do aspersor para os locais ideias.
- O “profissional” que fez não deixou qualquer planta ou projeto, ainda assim é possível solucionar?
É possível fazer um estudo prévio para a realização do novo projeto entendo que podem haver erros de localização da tubulação, mas a precisão de aspersores e válvulas instaladas que são os fatores principais para possíveis alterações já foram contabilizados, outro fator importante é a bomba e a cisterna se ambas foram instaladas e quais as características de ambas.
- Não instalei Cisterna, é realmente necessária sua utilização?
A instalação de cisterna é utilizada quando a fonte de água não é confiável em questões de vazão, pressão e qualidade, uma vez que para que o sistema funcione perfeitamente é necessário uma pressão e vazão de água constante, a qualidade de água tambem interfere na parte final da irrigação com componentes tóxicos para as plantas, que quando em repouso em uma cisterna se sedimentam e o bombeamento junto com filtros impedem a passagem.
- Qual o tamanho ideal de uma cisterna num processo de irrigação?
Uma cisterna deve ser mensurada a partir das necessidades do sistema e como será o funcionamento dele, se ele irá fazer uma rega diária, ou será fracionada, se o abastecimento de água é constante durante a semana, se a irrigação só irá funcionar três vezes na semana, para isso deve ser alinhado entre cliente e engenheiro responsável pelo projeto.
- Somos a JardimTech
A JardimTech está no segmento de irrigação automatizada de Jardins para Residências e Empresas, temos em nosso DNA a automação como a forma de utilizarmos a inteligência agregando valores ao meio ambiente e também ao imóvel. Estamos localizados na cidade de Sorocaba – SP, entretanto, nossos projetos podem ser realizados em todo território nacional, sempre baseado em normas técnicas e com projetos desenvolvidos por profissionais com formação em Engenharia, além de cursos em institutos especializados em irrigação. Entre em contato!
e-mail: contato@jardimtech.com.br
(15) 991051487 / (15) 988151487
Projetos de Automação de Irrigação de Jardins em Residências, Chácaras e Empresas!
Entre em contato, saiba mais!
Leonardo Moreira Xavier de Sousa
Lucas Moreira Xavier de Sousa
Walber Almeida Xavier de Sousa