Automatização da Irrigação em Jardins – já pensou no trabalho diário em grandes áreas?

014-01-2024

  • O planejamento do projeto é fator crucial na eficiência da irrigação.

Para um bom funcionamento deve sempre haver um projeto e um planejamento prévio. Quais tipos de matérias serão utilizados, quais as espécies e tipos de plantas estarão em determinados locais, para não haver um gasto exagerado com materiais e até mesmo a escolha incorreta de peças para o sistema, como uma bomba superdimensionada ou até mesmo controladores com ampla tecnologia que não é comum em sistemas mais simples.

  • Como dimensionar o tipo de irrigação x o tipo de plantas?

Cada espécies possui um consumo aproximado de água, e o ambiente onde ela está também interfere nesse consumo, por isso é necessário a realização de estudos sobre onde a planta melhor se adapta, assim como plantas que normalmente são de sombras, se ficarem no sol terão seu desenvolvimento atrasado, plantas que gostam de mais ou menos água também sentirão as diferenças caso o sistema não tenha sido bem projetado.

  • Porque em projetos não realizado por especialistas há desperdício de agua ou mesmo plantas acabam morrendo?

Para algumas espécies de plantas como já citado, a variação na quantidade de água e o seu microclima são de suma importância, por tanto se você fizer a rega de uma arvore diariamente em pequenas quantidades, não haverá um consumo ideal da planta já que possuem raízes profundas e necessita de uma rega maior com intervalos maiores. Neste caso há um desperdício de água.

Outro caso é da irrigação não automatizada onde há erros por falta de conhecimento ou falta de tempo por esquecer uma mangueira ligada e alagar o jardim ou molhar diariamente plantas que não possuem essas necessidades já que buscam a água e os nutrientes em partes mais profundas do solo

  • É necessário utilizar cisterna e bomba para irrigação?

Para um sistema de irrigação não possuir problemas de ineficiência ou de não trabalhar em determinados dias pela falta de água no horário pré-programado, é de costume sempre instalar uma cisterna e uma bomba para manter as condições ideias planejadas do sistema, como pressão e vazão, além da qualidade da água normalmente melhorar por decantar sujeiras em excesso que vem da água da companhia.

  • Os equipamentos da irrigação ficam expostos ou embutidos no solo?

Pode haver ambos os tipos de equipamentos, os mais utilizados da linha de aspersores são utilizados embutidos, chamados de pop-up, onde apenas quando funcionando eles ficam aparentes, também existe a linha de microaspersão/gotejamento que também podem ficar escondidos embaixo da terra, porém eles possuem um custo maior por isso normalmente optamos em mantê-los expostos e atrás das plantas já que vem como um complemento da irrigação por aspersão.

  • Qual a vida útil desse sistema? A manutenção preventiva aumenta a vida útil?

Um sistema de Irrigação automatizado tem vida útil próxima dos 10 anos se for bem planejado e executado, uma vez que há um trabalho com pressão de água em tubulações, utilização de água próximo de fontes de energia de baixa tensão, com a limpeza dos filtros, a manutenção e troca dos bocais e a verificação do estado da bomba esse sistema pode se manter muito mais tempo funcional, alguns equipamentos possuem vida útil maior do que dez anos.

  • É possível aproveitar a água de chuva para esse sistema de irrigação?

Em um sistema de irrigação é possível utilizar água da chuva, para isso deve-se ser instalados filtros e deve haver uma limpeza mensal nos mesmos para que não possam degradar os equipamentos de irrigação. Em períodos de chuva há uma grande economia pela diminuição da irrigação com a maior quantidade de sensores e com a utilização de água de reaproveitamento da chuva com a irrigação.

  • Posso irrigar inicialmente mais de 01 vez ao dia?

É indicado que nas primeiras semanas em que o jardim foi plantado iniciar com a quantidade de água distribuída ao longo do dia em duas vezes para que as plantas possam desenvolver suas raízes, após um ou dois meses começar com a rega uma vez ao dia e para que as plantas possam criar raízes maiores e após seis messes ou um ano espaçar mais ainda esse período em duas ou três vezes na semana, em maiores quantidades de água, para que as plantas tenham que buscar água em camadas mais profundas da terra. Lembrando de sempre manter a quantidade de água a mesma durante a semana, apenas aumentando ou reduzindo o número de vezes.

Vale ressaltar que quando há uma poda grande a planta reduz o seu consumo de água.

  • Somos a JardimTech
  • A JardimTech está no segmento de irrigação automatizada de Jardins para Residências e Empresas, temos em nosso DNA a automação como a forma de utilizarmos a inteligência agregando valores ao meio ambiente e também ao imóvel. Estamos localizados na cidade de Sorocaba – SP, entretanto, nossos projetos podem ser realizados em todo território nacional, sempre baseado em normas técnicas e com projetos desenvolvidos por profissionais com formação em Engenharia, além de cursos em institutos especializados em irrigação. Entre em contato!
  • www.jardimtech.com.br
  • e-mail: contato@jardimtech.com.br
  • (15) 991051487 / (15) 988151487
  • Projetos de Automação de Irrigação de Jardins em Residências, Chácaras e Empresas!
  • Entre em contato, saiba mais!
  • Leonardo Moreira Xavier de Sousa
  • Lucas Moreira Xavier de Sousa
  • Walber Almeida Xavier de Sousa

Irrigação Automatizada de jardins

036-08-2024 Na Jardimtech, somos apaixonados por transformar espaços verdes em verdadeiros oásis de luxo e sustentabilidade. Especializados em soluções de irrigação automática de alta tecnologia,

Precisa de ajuda?