Implantei a irrigação automatizada e tenho problemas, como corrigir?

012-12-2023

  • Contratei um profissional sem muita experiencia, até funcionou, mas parou!

A primeira etapa para a correção e verificação de sistemas de irrigação automatizada são os principais itens do sistema como controladora, bomba, cisterna, aspersores, válvulas, sistema hidráulico e a alimentação, esses são os principais fatores que podem parar o funcionamento da irrigação, após o profissional identificar o problema ele irá conseguir fazer as alterações necessárias.

  • Os custos foram acessíveis na implantação, mas parte não atendeu como deveria!

O planejamento em um sistema de irrigação de jardim automatizado é essencial, já que cada local possui sua especificidade, como plantas diferentes, tipo de irrigação necessária, necessidade de bombeamento ou não e a sua localização, tudo isso são fatores a serem estudados antes de uma instalação e que apenas profissionais qualificados sabem como fazer, quando não há esse planejamento, o sistema pode funcionar mas a manutenção e até uma alteração podem ser necessárias futuramente.

  • É possível realizar a troca de itens como bicos e aspersores sem ter que investir na bomba?

Caso haja um erro de calculo na escolha de bomba, é possível fazer a troca de bicos com vazões maiores ou menores ou então a instalação de novos aspersores para cobrir toda a área de irrigação, uma vez que com vazão e pressão errada a efetividade da irrigação cai.

  • Devo começar um novo projeto ou é possível reestruturar a automatização?

É possível fazer uma reestruturação do sistema de irrigação, deve haver um estudo prévio para a realização do novo projeto, entendendo que a base dele já está instalada e apenas a adição de novos setores, uma possível troca de controladora, a troca de bocais ou então do corpo do aspersor para os locais ideias.

  • O “profissional” que fez não deixou qualquer planta ou projeto, ainda assim é possível solucionar?

É possível fazer um estudo prévio para a realização do novo projeto entendo que podem haver erros de localização da tubulação, mas a precisão de aspersores e válvulas instaladas que são os fatores principais para possíveis alterações já foram contabilizados, outro fator importante é a bomba e a cisterna se ambas foram instaladas e quais as características de ambas.

  • Não instalei Cisterna, é realmente necessária sua utilização?

A instalação de cisterna é utilizada quando a fonte de água não é confiável em questões de vazão, pressão e qualidade, uma vez que para que o sistema funcione perfeitamente é necessário uma pressão e vazão de água constante, a qualidade de água tambem interfere na parte final da irrigação com componentes tóxicos para as plantas, que quando em repouso em uma cisterna se sedimentam e o bombeamento junto com filtros impedem a passagem.

  • Qual o tamanho ideal de uma cisterna num processo de irrigação?

Uma cisterna deve ser mensurada a partir das necessidades do sistema e como será o funcionamento dele, se ele irá fazer uma rega diária, ou será fracionada, se o abastecimento de água é constante durante a semana, se a irrigação só irá funcionar três vezes na semana, para isso deve ser alinhado entre cliente e engenheiro responsável pelo projeto.

  • Somos a JardimTech

A JardimTech está no segmento de irrigação automatizada de Jardins para Residências e Empresas, temos em nosso DNA a automação como a forma de utilizarmos a inteligência agregando valores ao meio ambiente e também ao imóvel. Estamos localizados na cidade de Sorocaba – SP, entretanto, nossos projetos podem ser realizados em todo território nacional, sempre baseado em normas técnicas e com projetos desenvolvidos por profissionais com formação em Engenharia, além de cursos em institutos especializados em irrigação. Entre em contato!

www.jardimtech.com.br

e-mail: contato@jardimtech.com.br

(15) 991051487 / (15) 988151487

Projetos de Automação de Irrigação de Jardins em Residências, Chácaras e Empresas!

Entre em contato, saiba mais!

Leonardo Moreira Xavier de Sousa

Lucas Moreira Xavier de Sousa

Walber Almeida Xavier de Sousa

A automatização da irrigação de jardins

026-04-2024 O dimensionamento correto da cisterna e da bomba é um investimento fundamental que garante diversos benefícios para residências, negócios e propriedades agrícolas. Através de

Precisa de ajuda?